Níveis de dificuldade

Para que não tenha surpresas!

Preparado para a atividade?

A Montanhas do Norte® disponibiliza, em todas as suas atividades, a indicação dos níveis de dificuldade. Antes de efetuar a sua reserva, é fundamental entender os diferentes níveis de exigência dos percursos e escolher o mais adequado às suas capacidades. Confira abaixo a nossa classificação:

NÍVEL 1 - FÁCIL

Acessível a todos, a atividade não apresenta declives relevantes ou é totalmente plana, a sua extensão também é reduzida, as dificuldades técnicas e físicas são praticamente inexistentes.

NÍVEL 2 - MODERADO

Acessível a pessoas ativas e que caminhem de uma forma regular. Poderá haver declives mais acentuados, assim como algumas zonas mais técnicas, mas que de forma geral se ultrapassam sem grandes dificuldades.

NÍVEL 3 - EXIGENTE

As atividades classificadas como exigente requerem algum grau de experiência e boa condição física. O tipo de terreno pode ser irregular e os declives podem ser mais acentuados e longos, A duração da caminhada, regra geral, é mais longa que os níveis anteriores.

NÍVEL 4 - DIFÍCIL

O grau 4 exige experiência prévia em caminhada de longa duração e declives acentuados. A progressão é mais lenta e as paragens mais escassas. O terreno é, em sua grande parte, irregular e os declives podem ter bastante inclinação e ser de longa duração. Poderão existir obstáculos a ultrapassar relevantes.

NÍVEL 5 - EXTREMO

O grau 5 requer bastante experiência em caminhada. O terreno irregular é uma constante, assim como subidas e descidas de longas duração e de declive acentuado. O equipamento a usar deve ser resistente e de boa qualidade. A capacidade de superação deve ser grande. Poderão existir obstáculos a ultrapassar relevantes (travessias de rio a vau, pequenas trepadas, caminhar em zonas mais escarpadas). A progressão pode ser bastante lenta, e as paragens serem curtas e distanciadas entre si. Este é o nível de dificuldade mais elevado.

IMPORTANTE

Os graus de dificuldade de uma caminhada podem ser percebidos de maneiras diferentes por cada participante, devido a fatores subjetivos que influenciam a percepção e a experiência individual. Cabe relembrar que esses graus de dificuldade podem também aumentar ou diminuir de forma imprevista, dependendo de uma série de condições e variáveis que nem sempre são previsíveis ou controláveis. Os principais fatores que podem contribuir para a alteração dos níveis previamente definidos incluem:

PESSOAIS

Aptidão física, estado de saúde, descanso nos dias anteriores, equipamento correto.

EXTERNOS

Meteorologia adversa, alteração do percurso devido a fatores externos, aumento de caudais de rios, vento, neve, calor, etc.

Veja as nossas actividades de 1 dia!